8ª Semana – 16 de Maio a 20 de Maio
Na presente semana, à semelhança da 5ª, 6ª e 7ª semana, realizamos actividades de Educação para a Saúde, desta vez com:
A sigla MUNSI quer dizer MUN de Municípios e SI de Saúde Infantil. Este projecto surgiu da parceria entre o Ministério da Saúde, através da Plataforma Contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde (DGS), Universidade Atlântica e os Municípios de Fundão, Montijo, Oeiras, Seixal e Viana do Castelo. Envolve ainda a colaboração da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, através da parceria já instituída com a DGS.
O projecto visa operacionalizar um sistema de vigilância nutricional infantil ao nível local, integrando dimensões socioeconómicas, demográficas e ambientais com a dimensão da saúde apoiando políticas de prevenção primária e secundária do excesso de peso infantil nas actividades de desenvolvimento comunitário, principalmente em âmbito escolar[1].
No decorrente ano lectivo a actividade de promoção da saúde integrada neste projecto, passa por dois temas:
* A Higiene e Conservação dos Alimentos:
* Higiene das Mãos.
O projecto MUNSI abrange todas as turmas inseridas no projecto PEP (16), contudo esta actividade de promoção para a saúde foi algo diferente. Para esta actividade, as nossas colegas de estágio, Catarina e Telma, elaboraram uma apresentação em power point, para exibição em sala de aula, e à semelhança do projecto PEP dividimo-nos por turmas. No total ficamos com seis turmas, das quais efectuei a apresentação a três turmas.
Realização da acção
A actividade, como já referi anteriormente, consistiu numa apresentação em power point acerca da Higiene e Conservação dos Alimentos e da Higiene das Mãos. Durante a apresentação abordamos temas, como o que são os micróbios, onde estes se encontram, os seus efeitos na saúde, e medidas preventivas, como o que comer, como conservar os alimentos, prazos de validade/aspecto dos alimentos e a como lavar as mãos.
A ajudar a minha colega Magda
"Os micróbios não se vêem, mas estão em todo o lado."
"Um micróbio pode originar muitos micróbios."
"Quem sabe responder a esta pergunta? Dedo no ar e um de cada vez."
Após a apresentação realizamos um jogo que abordou o tema “A Conservação dos Alimentos”. Este jogo consistiu em colar os alimentos no sítio mais adequado, no frigorífico ou no balde do lixo, referindo ainda, dos alimentos que se encontravam no frigorifico, quais os que deveriam ser lavados antes de serem consumidos, colando-os em seguida numa imagem que continha uma torneira.
A realização desta actividade mostrou-se bastante enriquecedora, pois o contexto “sala de aula” é algo diferente do contexto “rua”. Um dos maiores receios era o facto de não conseguirmos captar a atenção dos alunos para aquilo que era pretendido. A apresentação era um pouco extensa e por esse motivo tínhamos constantemente de motivar/cativar os alunos, interagindo com eles, colocando questões, e dando bastantes exemplos do dia-a-dia, como por exemplo, o que uma criança faz quando vai as compras com os pais, aquilo que vê, como escolhe os alimentos e como ajuda os pais no armazenamento dos alimentos em casa.
Verificamos que a postura dos alunos em sala de aula era um pouco diferente daquela apresentada no PEP (contexto “rua”), mesmo turmas mais problemáticas no projecto PEP, mostraram-se mais atentas, participativas e respeitadoras no projecto MUNSI. Penso que esta situação se verificou devido ao facto da nossa postura também se apresentar diferente. O projecto PEP permitiu-nos melhorar a nossa abordagem com os alunos, assim no projecto MUNSI apresentamo-nos de uma forma mais descontraída mas ao mesmo tempo mais madura, impondo mesmo respeito, pedindo silêncio durante a apresentação e que respondessem às questões ordenadamente colocando o braço no ar, algo que foi acatado pelos alunos, não perdendo contudo o espírito interactivo e divertido.
Sem comentários:
Enviar um comentário