quinta-feira, 2 de dezembro de 2010




Local de estágio – K-med XXI
O grupo K-med nasceu da necessidade crescente em prestar serviços nas áreas da HSA e HST, tendo sido pioneiro na área de prestação de serviços externos  rapidamente cresceu em termos quantitativos até se tornar um dos líderes de mercado.
A Kmed-XXI presta serviços nas áreas, da Medicina no Trabalho, da HSA, da HST e na formação.

Fonte: K-med XXI


Na área da HSA, a K-med XXI apresenta um plano de trabalho para a implementação de um sistema baseado nos princípios do HACCP. Esta proposta sustentada no parecer técnico dos especialistas reforçará a protecção do consumidor nos seus produtos e consequentemente o seu grau de confiança além de dar cumprimento às exigências legais nacionais e comunitárias vigentes.

ü  A execução e implementação de um sistema baseado nos princípios do HACCP passa por:
·         A criação de políticas de Segurança Alimentar – criação do Código de Boas Práticas de Higiene Alimentar;
·         Acções de Formação certificada – Sensibilizar e informar todo o pessoal que manipula alimentos, no sentido de o responsabilizar e prevenir a ocorrência de toxinfecções alimentares;
·         Auditorias Higio-Sanitárias – Realização de inspecções periódicas, como forma de averiguar as condições higio-sanitárias das instalações, equipamentos e pessoal. Após estas inspecções são criados registos históricos;
·         Pré-requisitos do sistema de HACCP – São as exigências fundamentas na implementação de um sistema de HACCP. Inicialmente o plano de trabalho indicará no cumprimento dos seguintes pré-requisitos:
- Controlo de pragas
- Estado de saúde dos trabalhadores
- Formação do pessoal
- Controlo das águas
- Planos de Higienização
·         Sistema baseado nos princípios do HACCP – Elaboração de um sistema de segurança da qualidade alimentar adaptado às exigências da estrutura empresarial.
O processo de implementação de um sistema de segurança alimentar é um processo complexo e demorado, durando em médias doze meses, o que implica o cumprimento de rigorosos esquemas de trabalho, que determinam o seu sucesso;
·         Recursos Humanos – Equipa multidisciplinar que se compromete a:
- Prestar assistência sempre que solicitada
- Guardar sigilo, referente às actividades e instalações do cliente
- Ajustar os serviços às necessidades específicas de cada cliente
- Adequar os serviços em função das alterações recorrentes a nível normativo e legislativo;
·         Controlo Laboral – São efectuadas análises periódicas:
- Análises microbiológicas às mãos
- Análises microbiológicas às superfícies de trabalho
- Análises microbiológicas ao produto ou matéria-prima
- Controlo físico-químico e microbiológico da água
- Controlo Ambiental

ü  Manutenção do sistema baseado nos princípios passa por:
·         Auditorias ao sistema de segurança – Realização de auditorias periódicas, como forma de averiguar as condições de funcionamento do sistema. Registo de desvios e consequentes adaptações;
·         Política de Segurança Alimentar – Acompanhamento da Política de Segurança Alimentar, revisão de Código de Boas Práticas de Higiene Alimentar;
·         Acções de Formação de rotina – Consistem no aconselhamento do auditor junto dos colaboradores, a fim de prestar uma formação contínua;
·         Controlo laboral periódico – As amostras e respectivas análises microbiológicas são sujeitas aos processos técnicos conforme as normas nacionais e internacionais. O controlo laboratorial da água consiste num conjunto de análises microbiológicas e físico-químicas, cujo resultado determina se a água analisada se encontra dentro dos parâmetros legais previstos, estando apta ou não para consumo humano.

 Fonte: K-med XXI


Na área de HST, o principal objectivo da K-med XXI passa pela prevenção de riscos e de acidentes de trabalho, visando sempre a defesa da integridade do trabalhador. Determina e aconselha medidas de prevenção, pois todos os anos ocorrem milhares de acidentes de trabalho, na sua maioria resultantes da não aplicação da lei em vigor.
A K-med XXI propõe aos seus clientes desenvolver um conjunto de informações e regras de higiene e segurança para evitar a exposição ao risco e assegurar o sucesso das medidas de protecção para a saúde do trabalhador.
Para auxiliar as empresas a dar cumprimento à legislação actualmente em vigor, a K-med XXI apresenta um conjunto de soluções tendo em vista proporcionar aos seus trabalhadores as mais seguras condições de trabalho.

Fonte: K-med XXI


Toda a informação acima descrita foi retirada do site oficial da K-med XXI.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010



 
Boas-Vindas
Olá a todos!
Sejam bem-vindos ao meu blogue.
Este blogue será como um portefólio digital de estágio. Nele serão descritas todas as actividades realizadas durante o estágio de aprendizagem III, que decorrerá de 10 de Novembro de 2010 a 11 de Fevereiro de 2011, na K-med XXI.
O presente estágio está inserido no 1º Semestre do 4º ano de Saúde Ambiental, e será dividido em duas partes. Inicialmente estarei a estagiar no departamento de Higiene e Segurança Alimentar (HSA) e, mais tarde passarei para o departamento de Higiene e Segurança no Trabalho (HST).
Espero que gostem de acompanhar um pouco daquilo que é o dia-a-dia de um Técnico de Saúde Ambiental, e não se esqueçam de comentar.
Brevemente descreverei as minhas primeiras semanas de estágio.
Até breve.