domingo, 22 de maio de 2011


1ª Semana – 21 de Março a 25 de Março

O Estágio de Aprendizagem IV terá a duração de três meses e meio, e irá realizar-se no Centro de Saúde de Corroios – Extensão de Saúde Moinho de Maré, mais precisamente no Serviço de Saúde Pública. O estágio será feito em conjunto com a minha colega Magda Caeiro e teremos como tutora a Técnica de Saúde Ambiental (TSA), Célia Maia, onde desde já agradeço toda a atenção prestada.
Na presente semana, foram realizadas várias actividades. A primeira actividade que nos foi proposta, passou pela:



 Actualização da Base de Dados da Vigilância Sanitária de Piscinas


Esta base de dados tem como principal objectivo, a introdução de todos os parâmetros analisados na vigilância de piscinas, os parâmetros microbiológicos, físico-químicos, a temperatura, o cloro e o pH, referindo se a água da mesma é própria ou imprópria. Esta tarefa permitir-nos-á posteriormente a retirada de dados para a elaboração do Relatório de Vigilância Sanitária das Piscinas de Utilização Colectiva, referentes ao ano de 2010.

Na mesma semana foi pedida à USP uma:

                                                  
Vistoria a um Recinto Itinerante – Circo

São Recintos Itinerantes os que possuem área delimitada, coberta ou não, onde sejam instalados equipamentos de diversão com características amovíveis e que, pelos seus aspectos de construção, podem fazer-se deslocar e instalar, nomeadamente Circos Ambulantes.
A Câmara Municipal do Seixal (CMS) solicitou a presença da USP, na realização da vistoria a um circo, para emissão da licença de instalação e funcionamento. Este tipo de vistoria é, realizada em conjunto com a CMS, os Bombeiros Voluntários do Seixal, a Direcção Geral de Veterinária, e a Protecção Civil.
A presença da USP no local, tem como finalidade, verificar a proveniência da água utilizada para consumo humano, avaliar das condições Higiene das instalações sanitárias e avaliar as condições de Higiene e Segurança Alimentar do bar e das instalações de venda de pipocas e algodão doce.


            
A última actividade desenvolvida na presente semana, foi:
O documento que serviu de suporte para a realização da vistoria foi:
*        Decreto-Lei n.º 309/2002, de 16 de Dezembro, do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente – Regula a instalação e funcionamento dos recintos de espectáculos e divertimentos públicos.



Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino

Esta avaliação foi realizada numa Escola Básica de 2º e 3º Ciclo, em conjunto com a Técnica Célia Maia. Este tipo de avaliação tem como ferramenta um Formulário elaborado pela Direcção Geral de Saúde (DGS). O Formulário está dividido em vários grupos:
Grupo I – Identificação do Estabelecimento de Educação e Ensino
Grupo II – Caracterização Geral
Grupo III – Segurança
            Grupo III A – Meio Envolvente Próximo (até 200m)
            Grupo III B – Recinto Escolar e Espaço de Jogo e Recreio
            Grupo III C – Edifício Escolar
            Grupo III D – Zona (s) de Alimentação Colectiva
Grupo IV – Higiene e Saúde
            Grupo IV A – Meio Envolvente Próximo (até 200m)
            Grupo IV B – Recinto Escolar e Espaço de Jogo e Recreio
            Grupo IV C – Edifício Escolar
            Grupo IV D – Zona (s) de Alimentação Colectiva
Havendo uma classificação para os vários pontos abordados no Formulário, que passam por:
A – A situação não se verifica
B – A situação verifica-se com média gravidade
C – A situação verifica-se com elevada gravidade
NA – A situação não se aplica ou não existe


O Formulário tem como base facilitar e tornar mais precisa a avaliação feita às escolas, no entanto, apresenta algumas condicionantes.
O Formulário é bastante extenso, não sendo específico para um tipo de ensino, acabando desta forma por abordar pontos que nem sempre se aplicam ao tipo de escola que estamos a avaliar. Outra das condicionantes, que encontro, é relativa à zona de alimentação colectiva, pois, penso que não aborda muitos itens a ter em conta nesta zona. A última condicionante a apontar, sendo para mim a mais importante, é referente ao tipo de classificação, pois tem sido frequente baralhar o “NA” com o “A”, ou seja o “não se aplica ou não existe” com o “não se verifica”.
Na visita à escola procedemos ao preenchimento do Formulário, primeiramente colocando algumas questões à professora responsável e seguidamente, em conjunto com a professora efectuamos uma visita à escola de forma a verificarmos mais detalhadamente todos os pontos abordados no formulário.
 
De uma forma geral, a escola apresentava boas Condições de Segurança, Higiene e Saúde, tendo-nos sido também informado que a mesma estava a preparar um simulacro, colocando assim em prática o plano de segurança e emergência existentes na escola.
Os documentos que serviram de suporte para a realização da Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde foram:

*        Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de Agosto, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social – Tem por objectivo a definição das condições de acessibilidade a satisfazer no projecto e na construção de espaços públicos, equipamentos colectivos e edifícios públicos e habitacionais.
*       Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro, do Ministério da Administração Interna – Estabelece o regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, abreviadamente por SCIE.
*       Portaria nº 1532/2008, de 29 de Dezembro, do Ministério da Administração Interna - Aprova o Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (SCIE).
*        Decreto-Lei n.º 113/2006, de 12 de Junho, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - Estabelece as regras de execução, na ordem jurídica nacional, dos Regulamentos (CE) nº 852/2004 e 853/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril, relativos à higiene dos géneros alimentícios e à higiene dos géneros alimentícios de origem animal, respectivamente.
A primeira semana de estágio mostrou-se ser uma semana cheia de actividades, tornando-se não só importante para o meu desenvolvimento como estagiária, como permitindo estabelecer o primeiro contacto com todo o trabalho desenvolvido nas USP.