quinta-feira, 7 de julho de 2011

9ª e 10 Semana – 23 de Maio a 03 de Junho
Ao logo destas duas semanas efectuamos diversas actividades como o Relatório Anual de Piscinas referente ao ano de 2010, a Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino, em três escolas (EB1 e EB1/JI), realizamos novamente actividades de Educação para a Saúde relativas ao projecto MUNSI e por último efectuamos AC’s e AM’s.  


Relatório Anual de Piscinas 2010



O Relatório Anual de Piscinas foi realizado pela primeira vez na USP Seixal. Este relatório permite verificar toda a informação relativa às piscinas em 2010, como:
*        O número de piscinas e respectivos tanques;
*        Data das colheitas efectuadas aos tanques das piscinas;
*        A qualidade da água (Própria, Sob Vigilância e Imprópria);
*        Os parâmetros Físico-químicos (Temperatura da água e do ar, Humidade Relativa, Cloro residual Livre, Cloro Residual Combinado, etc);
*        Os parâmetros Microbiológicos (Pseudomonas aeruginosa, E. coli, Estafilococos, Enterococos, Coliformes totais e Germes totais);
tendo como base para a elaboração do mesmo, documentação relativa as piscinas existente na USP e numa base de dados.
Uma vez que não tínhamos nenhum relatório que servisse como base para a elaboração do de 2010, tivemos como referência os relatórios anuais das piscinas efectuados pela ARS LVT, adaptando-o apenas a um concelho, o do Seixal.
A maior dificuldade sentida na elaboração do relatório, foi na comparação de dados, como o número de análises realizadas aos tanques das piscinas em 2010, e as análises previstas, e o número de notificações de análises impróprias efectuadas à entidade responsável. Contudo e após algum tempo de pesquisa conseguimos efectuar todas as comparações e verificar que estava tudo em conformidade, apenas não estava facilmente acessível.

Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino


Nestas semanas efectuamos visitas a três escolas, uma delas EB1, e as restantes EB1/JI. De uma forma geral estas escolas apresentam uma configuração semelhante, pelo que desta forma os problemas a destacar são quase sempre comuns a todas elas, problemas esses que passam por:
*        Ausência de Plano de Segurança;
*        Ausência de sinalização de emergência;
*        Ausência de antiderrapante nas escadas de acesso ao 1º piso, quando este existe;
*        Meios de extinção de incêndios mal localizados;
*        Instalações sanitárias sem papel e desinfectante;
*        Espaço de jogo e recreio com área coberta insuficiente;
*        Ausência ou insuficientes sistemas eficazes de controlo de vectores (redes mosquiteiras na cozinha, insectocaçadores e desinfestações periódicas);
*        Identificação dos alimentos e separação dos alimentos por categorias nas unidades de frio e na zona de armazenagem;
*        Inexistência de um circuito de marcha em frente nas cozinhas;
*        Existência de humidade e infiltrações.
No entanto, numa destas escolas há que destacar a existência de humidade e infiltrações, pois uma das funcionárias da cozinha com problemas respiratórios, queixou-se não só da humidade existente no refeitório, como da existente na zona de armazenamento dos alimentos, afirmando já ter tido crises devido a este mesmo factor.



Projecto MUNSI




Uma das docentes que participou no projecto destacou-se bastante das restantes, quer pela forma como nos recebeu, quer pelo interesse demonstrado pela matéria a abordar, mas principalmente pela forma como ela educa as crianças, utilizando todos os meios e situações do dia-a-dia para transmitir conhecimentos.
Esta docente reconheceu a importância do presente projecto, passando toda a informação aos restantes docentes da escola, incentivando os mesmos a participar neste projecto, em conjunto com as respectivas turmas. Posta esta situação, a docente em questão solicitou à USP a realização de mais duas sessões de educação/promoção da saúde, relativas ao projecto MUNSI, desta vez a duas turmas do 2º ano de escolaridade.
Tal como já tinha sucedido nas sessões anteriores eu apresentei o projecto a uma turma e a minha colega Magda a outra turma. Apesar de serem um pouco mais novas, as crianças mostraram-se interessadas na actividade, participando bastante e levantando várias questões algo pertinentes.
Gostei bastante de participar neste projecto, pois sinto cresci bastante em termos pessoais e profissionais, descobrindo faces de mim mesma que desconhecia, como o gosto de trabalhar com crianças. Espero repetir um dia mais tarde, enquanto profissional este tipo de actividade J. 

Ø  Esta semana efectuados ainda AC’s e AM’s, estando todos os procedimentos para a sua realização descritos na 2ª semana de estágio.

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